“Quando o foco da prática pedagógica do professor está centrado no ensino do uso da tecnologia
pode ocorrer a supervalorização na operacionalização tecnológica com o risco de
empobrecer os aspectos pedagógicos relacionados aos conteúdos, os quais geralmente são constituintes do currículo escolar.”
pode ocorrer a supervalorização na operacionalização tecnológica com o risco de
empobrecer os aspectos pedagógicos relacionados aos conteúdos, os quais geralmente são constituintes do currículo escolar.”
Bem essa afirmação nos remete á muitos aspectos, dentre eles ; sob que concepção de aprendizagem que o professor desenvolve suas práticas pedagógicas, outra questão: em que contexto o professor foi inserido no uso da TIs em suas aulas, que tipo de formação ele recebeu; um outro fator, é o que estamos vindo discutindo que é a integração das mídias e daí eu me reporto a citação feita em dado momento de estudo do módulo, por Perrenoud (2000), em que diz: "a mediação pedagógica concentra-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem"
Dessa forma ações pertinentes citados como: criação, gestão e regulação das situações de aprendizagem determina a descentralização do uso dos recursos pelo uso, mas o valor desse uso sem grande enfoque na operacionalização aleatória e sim de forma tal que a integração das tecnologias possibilita condições de aprendizagens em diversos níveis e processos.
Os programas de politicas educacionais tem como um dos objetivos prioritários no processo de inclusão digital e formação continuada a condição pedagógica do uso das tecnologias, tanto quanto ao sistema operacional disponibilidado para Unidades escolares - Linux Educacional - (software livre) e com essa informação não dá pra omitir a intenção de maior democratização do uso da web, quanto aos cursos de formação continuada em TE, seja cusos de informatica educacional básica, especializações, e até mesmo de formação inicial. Aproveito também para observar outro aspecto, a formação inicial (graduação) é muito arraigada nas nossas práticas, ainda é muito preocupante o apego que temos aos conteúdos específicos de nossa area/disciplina , que por vezes centralizamos nossas ações pedagógicas neles ao invés das habilidades que deveriam ser desenvolvidas nos educando por meio das nossas mediações.
Penso que estamos ainda no estágio de articular, incentivar o uso das tecnologias, disseminar conhecimentos tecnologicos por todos os meios que tivermos oportunidades e que essa afirmação ainda me traz menos preocupação que outros fatores, como por exemplo: a resistencia ao uso, a democratização do acesso, e a integração das midias num contexto muito diferente que o do nosso cotidiano, como se a escola fosse outro espaço e que nao fizesse parte do núcleo social do educando.
Liliane Oliveira de Souza - Formadora em Tecnologia Educacional - CEFAPRO/SEDUC-MT
* DISCUSSÃO NUM FÓRUM SOBRE INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS - ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA -PUC/MEC
Dessa forma ações pertinentes citados como: criação, gestão e regulação das situações de aprendizagem determina a descentralização do uso dos recursos pelo uso, mas o valor desse uso sem grande enfoque na operacionalização aleatória e sim de forma tal que a integração das tecnologias possibilita condições de aprendizagens em diversos níveis e processos.
Os programas de politicas educacionais tem como um dos objetivos prioritários no processo de inclusão digital e formação continuada a condição pedagógica do uso das tecnologias, tanto quanto ao sistema operacional disponibilidado para Unidades escolares - Linux Educacional - (software livre) e com essa informação não dá pra omitir a intenção de maior democratização do uso da web, quanto aos cursos de formação continuada em TE, seja cusos de informatica educacional básica, especializações, e até mesmo de formação inicial. Aproveito também para observar outro aspecto, a formação inicial (graduação) é muito arraigada nas nossas práticas, ainda é muito preocupante o apego que temos aos conteúdos específicos de nossa area/disciplina , que por vezes centralizamos nossas ações pedagógicas neles ao invés das habilidades que deveriam ser desenvolvidas nos educando por meio das nossas mediações.
Penso que estamos ainda no estágio de articular, incentivar o uso das tecnologias, disseminar conhecimentos tecnologicos por todos os meios que tivermos oportunidades e que essa afirmação ainda me traz menos preocupação que outros fatores, como por exemplo: a resistencia ao uso, a democratização do acesso, e a integração das midias num contexto muito diferente que o do nosso cotidiano, como se a escola fosse outro espaço e que nao fizesse parte do núcleo social do educando.
Liliane Oliveira de Souza - Formadora em Tecnologia Educacional - CEFAPRO/SEDUC-MT
* DISCUSSÃO NUM FÓRUM SOBRE INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS - ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA -PUC/MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário